SIPO Junior

de 10 a 13 de ABRIL 2018

Destinado a jovens estudantes de piano do 4° ao 8° grau

Manuela GouveiaPortugal / Bélgica

Manuela Gouveia nasceu no Porto. Desde muito cedo, manifesta grande talento para a música. Aos cinco anos de idade, dá o seu primeiro recital de piano e começa a estudar …

Biografia
Mirta HerreraArgentina

Nascida em Buenos Aires estudou piano no Conservatorio Nacional da sua cidade.
Vencedora do Prêmio “Vincenzo Scaramuzza” prosseguiu os seus estudos em Roma na “Accademia Nazionale di Santa Cecilia” com Carlo Zecchi e no “Centro Internazionale di Studi Musicali” com Fausto Zadra.

Como bolsista do governo alemāo freqüentou as aulas de Gunter Ludwig na Musikhochschule de Colônia onde se diplomou com nota máxima com distinçāo, além de obter a “Licence de concert” do Conservatorio de Lausanne (Suiça), onde trabalhou durante alguns anos.

Atualmente mora em Roma , è docente no Conservatorio e ministra aulas de “performance”pianistica por toda a Europa, América do Sul e do Norte.

No Brasil tem se apresentada em Sāo Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Curitiba, Londrina, Piracicaba, Sāo Carlos, Santa Luzia, Divinópolis, Itauna entre outras cidades. Participou como professora nos Festivais de Londrina , Poços de Caldas, Serra do Cipò, Sāo Joāo del Rei e Jaraguà do Sul esecutando a obra completa do “Cravo bem Temperado” de J.S.Bach, um seminario sob a forma sonata e tocando musica de compositores argentinos.

Apresentou-se como solista com a Orquesta Sinfônica do Paraná e a Musicoop de Belo Horizonte.

Junto ao violoncellista Màrcio Carneiro e ao violinista Goetz Hartmann è professora de piano e musica de camâra nas Semanas de Musica de Camâra na Fundaçāo de Educaçāo Artistica de Belo Horizonte.

Alem de recitais como solista se dedica à musica de câmara em diferentes formaçōes e è convidada a fazer banca de Concursos Internacionais.

Tem se apresentado por toda a Europa, América do Sul, América do Norte, Asia e Africa.

Helena RochaPortugal

Helena Rocha nasceu no Porto. Aos 5 anos, começou a tocar piano a par do ensino escolar. Mais tarde ingressou no Conservatório como aluna do Curso Superior na classe da Pianista Prof. Helena Costa.
Terminado o Curso Superior do Conservatório no Porto, com elevadas classficações, apresentou-se a público com a Orquestra Sinfónica regida pelo Maestro Haydn Beck no emblemático Teatro Rivoli. No público encontrava-se o Embaixador alemão que sugeriu a Helena Rocha uma pós-graduação na Alemanha, onde obteve uma bolsa de estudo do DAAD (Deutscher Akademischer Austauschdienst), tendo ingressado na Escola Superior de Música e Teatro de Hamburgo na classe, do Prof. Conrad Hansen.

Mais tarde, foi nomeada pelo Senado de Hamburgo como Professora Catedrática daquela escola, onde adquiriu enorme experiência no ensino, destacando-se, ainda, pelas suas qualidades nas relações bi-culturais luso-hanseáticas.

Tem actuado em recitais, em música de câmara e em concertos com orquestras regidas por renomeados maestros (Europa e Ásia).

Helena Rocha von Oertzen tem obras publicadas em CD, nomeadamente de Brahms e van Beethoven ou, ainda, do compositor português contemporâneo Filipe Pires.

Biografia

SIPO JUNIOR 2019

Inscreva-se já!